PM de folga salva criança de afogamento em Fortaleza
- janeiro 5, 2024
- 0
Neste domingo, dia 14, o soldado Artur Barros, lotado na Companhia de Operações de Divisas (COD) do Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE) da Polícia Militar do Ceará
Neste domingo, dia 14, o soldado Artur Barros, lotado na Companhia de Operações de Divisas (COD) do Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE) da Polícia Militar do Ceará
Neste domingo, dia 14, o soldado Artur Barros, lotado na Companhia de Operações de Divisas (COD) do Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), salvou a vida de uma criança de 1 ano e 10 meses, que já estava sem finais vitais após ser vítima de afogamento numa piscina em um condomínio residencial, no bairro Itaperi, capital.
Quando o policial militar, que estava de folga do serviço, chegou ao local do acidente após ser acionado por vizinhos, a criança já estava sem sinais vitais, apresentando coloração roxa e com a língua para fora da boca. Então, o soldado Artur pegou a criança nos braços e realizou as técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), que é o conjunto de medidas emergenciais que possibilitam o salvamento de um paciente que está enfrentando um quadro de falência cardiovascular e/ou respiratória.
Durante o procedimento de emergência, o militar percebeu que fluidos líquidos e restos de alimentos foram expelidos pela boca da criança. Após insistir com as técnicas de RCP, a criança voltou a ter batimentos cardíacos e a respirar. Em seguida, o menino foi encaminhado por uma ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Depois, foi transferida para o Instituto Dr. José Frota, no Centro, onde recebeu cuidados médicos e ficou de observação até ter alta na manhã desta segunda-feira (15).
“No momento em que eu fiquei ciente do ocorrido, imediatamente fui ao local e fiz o possível para salvar aquela vida. Enquanto realizava a RCP, eu, como pai de três crianças, inclusive uma com idade próxima a que estava nos meus braços, pedi a Deus forças para obter êxito no salvamento. Fiquei muito feliz por ter dado tudo certo”, de acordo com o policial que efetuou o resgate.
Com informações da assessoria de comunicação da PMCE